Ter um seguro empresarial pode significar uma grande tranquilidade para qualquer empresário. Não há dúvidas quanto a sua importância para garantir coberturas e reembolso em caso de algumas situações adversas e desagradáveis que podem ocorrer.
Mas muitos empresários ficam apreensivos a respeito do custo de seguro. Afinal quanto custa um seguro empresarial? Muitos fatores podem influenciar no custo do seguro, mas isso não deve impedir a contratação de um bom seguro para a sua empresa.
Conheça mais sobre o valor de um seguro empresarial e tire suas dúvidas.
Probabilidade da ocorrência de um evento
Uma das coisas que precisam ser avaliadas e conhecidas tanto pelo empresário quanto pela companhia de seguros são quais os eventos adversos aos quais o negócio pode estar exposto e qual a probabilidade de ocorrerem. Isso é muito importante para definir as coberturas a serem contratadas.
As coberturas básicas incluem apenas incêndio, explosão e raios. As demais coberturas são todas adicionais e devem ser contratadas uma a uma. Para avaliar quais coberturas são mais indicadas, é preciso pensar qual a probabilidade de um sinistro associado a um evento adverso acontecer e como esse evento poderá afetar o patrimônio da empresa e seu funcionamento.
Se a probabilidade for alta e a consequência afetar muito a empresa e causar prejuízos significativos, a cobertura referente a esta situação ou evento deve ser contratada.
Por exemplo, empresas localizadas em regiões com histórico de vendavais tem uma grande probabilidade de serem atingidas por este eventos. Por isso, é uma boa ideia incluir esta cobertura em sua apólice.
Tipos de risco
Outro ponto importante a ser avaliado é o tipo de risco que será considerado no pagamento da indenização. Isso influencia muito o custo do seguro. O Valor em Risco é o valor total de reposição dos bens segurados imediatamente antes da ocorrência do sinistro. Esse valor pode ser declarado pelo contratante ou sofrer uma avaliação mais minuciosa para esta determinação.
Quando o seguro é contratado com Risco Absoluto, o segurador responde pelo prejuízo integralmente, até o limite máximo de garantia, ou seja, o valor total da cobertura.
No caso de apólices do Risco Relativo, o valor de indenização sofre algumas alterações. Neste tipo de contratação, o segurado declara o valor em risco dos bens.
Havendo um sinistro, é apurado o valor em risco dos bens, haverá aplicação da cláusula de rateio e a indenização será reduzida na proporção da diferença entre o prêmio pago e aquele que seria efetivamente devido. Este processo é conhecido como rateio.
É importante para o segurado ser o mais preciso possível na avaliação dos bens e na declaração dos valores. Isso pode afetar o custo do seguro, mas se o valor dos bens for subestimado, o segurado pode se surpreender com a indenização no momento de um sinistro.
O que influencia no custo do seguro
O custo de um seguro pode variar muito, dependendo de vários fatores. Para saber quanto custa um seguro empresarial, devemos considerar itens como coberturas, risco, índices econômicos e concorrência de mercado.
As coberturas contratadas e o valor de garantia para cada cobertura. Quanto mais coberturas e maior o valor de garantia, a tendência é um custo mais elevado.
O tipo de risco contratado para o cálculo das indenizações também pode influenciar no custo total da apólice de seguros.
O seguro é um serviço de mercado e como tal está sujeito às leis de oferta e procura e aos índices econômicos em geral. Alguns dos fatores que podem afetar quanto custa um seguro empresarial são:
- Processos inflacionários (preços de reposição de máquinas e equipamentos estão maiores no momento do sinistro do que quando foram comprados)
- Variações cambiais;
- Variações de preços de commodities, equipamentos e bens segurados;
- Incrementos de máquinas e equipamentos adquiridos, porém não incorporados ao Valor em Risco da apólice;
- Execução de melhorias/modernizações nas edificações e estruturas.
O custo dos seguros empresariais também pode variar muito de uma seguradora para outra, devido a questões de livre concorrência de mercado.
Apesar dos custos, o seguro empresarial sempre é uma boa alternativa para se prevenir contra imprevisto e garantir que seu negócio está sempre protegido.
Quer saber mais para contratar seu seguro empresarial de forma consciente e bem informada?
Fale com o nosso especialista em seguros para empresas através do formulário de contato abaixo!